20
maio

DECORAÇÃO CRIATIVA: ERROS E ACERTOS

Você também adora as lojas de shopping com itens criativos? São canecas com temas das séries. Luminárias em diversos formatos, vitrolas, quadros, adegas, cafeteiras, todos os itens possuem uma opção para decoração criativa.

Lojas assim ganharam o mercado nacional e viraram preferência para todos que buscam uma maneira divertida de presentear. As opções são mesmo de encher os olhos

Mas é preciso tomar cuidado, a mistura de muitos itens pode transformar a sua casa em uma verdadeira bagunça. Para evitar que você cometa erros, hoje nós vamos conversar sobre as melhores maneiras de criar uma decoração criativa.

Vamos lá!

O que é a decoração criativa

Podemos deixar sua casa com a sua cara!

Primeiro é preciso pensar o que é uma decoração criativa. Gostamos de pensar que a decoração criativa é toda solução de design que seja feita com base em ideias originais, novas e inusitadas. Ou seja, grandes sacadas.

Seguindo esse conceito você será capaz de perceber que a decoração criativa não está necessariamente ligada ao uso de objetos modernos, como os itens vendidos pelas lojas que usamos de exemplo.

Claro que presentes e peças de decoração criativas ajudam na hora de criar a sua decoração, mas você não deve pensar que isso seja uma obrigação. Nas mãos certas, o mais comum dos quadros pode fazer parte de uma decoração inovadora.

A decoração criativa com cores

Aqui está o item fundamental na hora de compor uma decoração criativa. O uso das cores será importante para que você construa um ambiente coeso, sem que o cômodo se transforme em uma bagunça ou fique parecendo com uma loja de brinquedos.

O segredo para acertar na composição das cores é utilizar elementos que façam parte de um mesmo universo. Vamos explicar

O storyteller na decoração criativa

É natural que você goste de diversos livros, séries e filmes, enfim, de diversos conteúdos de mídia e entretenimento – nós também somos fãs de muitas séries, por favor, não conte spoilers.

Contudo, ao elaborar a sua decoração você precisa escolher um número de itens que possua conexão entre eles. Deixe de fora os elementos que não estiverem dentro do mesmo universo.

Pegue, por exemplo, sua série favorita. Você irá criar uma decoração criativa tendo alguns elementos dessa série em vista. Evite utilizar elementos de outras séries ou coleções, ainda mais se eles forem contrastantes ou diferentes.

Decoração criativa na sala

A sala é um dos lugares preferidos na hora de elaborar a decoração criativa. Afinal de contas, será na sala que a maior parte das visitas entrará em contato com a decoração da sua casa – ou do seu apartamento – sendo assim, é aqui que as pessoas estão mais focadas.

E é aqui que a maioria dos erros acontecem.

O indicado é que você não sobrecarregue a sala com elementos em excesso. Existe um truque fácil para garantir que você saiba dosar a mão na escolha dos itens de decoração.

O teste da atenção dividida na decoração criativa

Faça um teste agora mesmo, vá até um aparador, ou mesa de centro, e deixe apenas um elemento na superfície. Pode ser o que você quiser. Uma vela, ou um porta-retratos, a decisão é toda sua contando que o elemento fique sozinho.

Agora, coloque ao lado do elemento outro de tamanho parecido e observe. Percebeu como a atenção ficou dividida entre os dois elementos? Quando um estava sozinho na superfície a atenção era toda dele, com dois, ela fica dividida.

Esse teste serve para você observar que tudo – tudo – dentro da sua composição criativa estará competindo por atenção. Portanto, diminua o número de itens.

Formas de utilizar a decoração criativa nos quartos

Os quartos são ótimos para criar pequenos locais de conforto aos olhos. É aconchegante poder ter no quarto itens criativos de identificação. Um quadro na parede que rememore a infância, travesseiros com temas de desenhos, etc.

Procure fazer nos quartos o mesmo que estava funcionando na sala, mas redobre a atenção. Aqui o importante é que poucos itens criem distração. A beleza dos quartos está na tranquilidade do ambiente.

Modos de imaginar a decoração criativa na cozinha

Na cozinha, a criatividade pode aparecer nas cores dos eletrodomésticos ou dos itens como: talheres, panelas, pratos.

Alguns quadros são bem-vindos, mas tome cuidado para não poluir muito o ambiente.

Um segredo interessante é selecionar um quadro com mensagens criativas, deixe-o exposto, como uma forma de demonstrar a personalidade das pessoas que moram ali.

Utilizando a decoração criativa no banheiro

O banheiro também pode ser utilizado para encontra espaço na decoração criativa, inclusive, muitos itens são destinados para essa área da casa.

Mais uma vez, a moderação será sempre a sua melhor amiga. Não deixe que o banheiro fique sobrecarregado com itens em excesso. O lúdico deve ser construído nos detalhes. A criatividade ganha força quando nós a encontramos, não quando ela é esfregada em nossos olhos.

A decoração criativa serve para trazer juventude aos nossos dias

A decoração criativa é uma das práticas mais gostosas ao elaborar o design de uma casa. É extremamente revigorante ver como alguns itens ganham vida nova e uma simples caneca pode se tornar algo repleto de significado.

Contudo, como na decoração moderna, é preciso ter controle das ações para que o ambiente não fique confuso ou repleto de peças desnecessárias.

A variedade de cores e temas presente nos itens de decoração criativa, aliado ao número enorme de mensagens, pode fazer com que a composição enfrente problemas. Então, lembre-se: menos é mais, menos é sempre mais.